Com o tema "MÍDIA MOSTRA A SUA CARA: A REALIDADE NÃO TEM MÁSCARA" acontecerá no dia 17 de Julho no Centro de Guarulhos o desfile / manifestação do já tradicional Bloco EURECA (Eu reconheço o estatuto da criança e do adolescente) a Casa Brasil - Guarulhos, sempre ao lado dos interesses da comunidade participará do evento que contará com a presença de diversas entidades e de adolecentes, crianças e adultos de diversas organizações da sociedade civil, da administração (como as Casas Abrigo) e dos trabalhadores em geral, Participe você também!
CARTA ABERTA
Em 13 de julho de 1990 é instituído o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, por meio da Lei Federal nº 8.069. O ECA rompe com o modelo autoritário que colocava a criança e o adolescentes apenas como objetos de intervenção de políticas. Com o ECA tanto a criança como o adolescente passam a ser concebidos como pessoas sujeito de DIREIOS, com o direito de IR e VIR, se MANIFESTAR, se ORGANIZAR, FALAR, reivindicar os seus diretos, BRINCAR, se DEFENDER, ser OUVIDO.
O ECA estabelece um novo ordenamento institucional cuja finalidade é ATENÇÃO ABSOLUTA nas políticas voltadas para as crianças e adolescentes, respeitando a peculiaridade de sua faixa etária, pois são pessoas que estão em processo de desenvolvimento, conforme afirma o Art. 4º: “É DEVER Da FAMÍLIA, COMUNIDADE, DA SOCIEDADE EM GERAL E DO PODER PÚBLICO assegurar, com ABSOLUTA PRIORIDADE, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária.”
O ECA instituiu mecanismos para a Promoção e Defesa dos Direitos, como o CONSELHO TUTELAR, órgão autônomo que ZELA pelos direitos das crianças e dos adolescentes, os CONSELHOS MUNICIPAIS E FÓRUNS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES.
O ECA está completando 19 anos de vida e durante estes anos tivemos várias conquistas, porém ainda são diversos os desafios para que a criança e adolescente seja de fato PRIORIDADE ABSOLUTA.
O Bloco EURECA (Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente) há 18 anos sai às ruas com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para o cumprimento absoluto do ECA. O bloco EURECA, surgiu em São Bernardo do Campo e, tradicionalmente, é um bloco carnavalesco de protesto lúdico de crianças e adolescentes e educadores sociais e se regionalizou para Campinas e Baixada Santista.
Este é o segundo ano do BLOCO em Guarulhos que se apresenta no mês de julho, justamente para comemorar o aniversário do ECA.
O tema deste ano é MÍDIA MOSTRA A SUA CARA: A REALIDADE NÃO TEM MÁSCARA. O bloco quer mostrar para todos que criança e adolescente tem que se organizar na escola, na comunidade e participar das atividades política pedagógicas dos seus municípios, tem que discutir qual o impacto mídia nas suas vidas, quais são os mecanismos e instâncias que devem ser criados para que possam participar e interferir nas programações voltadas para o público infanto-juvenil, qual a influência da mídia quanto à divulgação das violações que ocorrem com crianças e adolescentes na sociedade brasileira como exploração e abuso sexual, trabalho infantil nas ruas, nos domicílios e em programas televisivos que vendem a ilusão de que os problemas sociais podem ser resolvidos com a exposição das crianças para um dia se tornarem cantores, modelos, dançarinos, apresentadores, etc.
O BLOCO EURECA é composto por pessoas e entidades que LUTAM POR UMA SOCIEDADE QUE RESPEITE E GARANTA OS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
PARTICIPE, ESTA LUTA É SUA E NOSSA!
DIGA NÃO ÀS PROPOSTAS ÀS PROPOSTAS DE REDUÇÃO À MAIORIDADE PENAL E AO TOQUE DE RECOLHER!
Comissão de Organização do Bloco EURECA
Abrigos do Município de Guarulhos - Água e Vida - ASBRAD – CEMIR, Conselho Municipal de Juventude Jovens Construindo a Cidadania – Casa de Convivência - Ong Fortaleza – Projeto GAIA - Projeto Meninos e Meninas de Rua – Sta Cruz do Taboão - Semente do Amanhã.e Casa Brasil - Guarulhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário