23 de jan. de 2008

ATIVIDADES 2007

14/07 OFICINA DE PIPAS

· Atividade que teve como objetivo estimular, desenvolver a criatividade, cooperativismo e é claro discutir sobre os cuidados que devemos ter ao empinar pipas. Atendemos por volta de 120 crianças, onde puderam ao fim da oficina levar sua produção embora.




26/ A 28/07 - INSCRIÇÕES PARA OS DIVERSOS CURSOS DA UNIDADE


04/08 - 1ª REUNIÃO PARA DISCUTIR A FORMAÇÃO DO CONSELHO GESTOR

· Realizamos nosso primeiro encontro com a comunidade para discutir sobre a importância da formação do conselho gestor. Tivemos como objetivo nesta reunião possibilitar a construção de vínculo com a comunidade, apresentar o que é o Projeto Casa Brasil, dialogar sobre a Solidariedade e Cidadania, além de discutir a importância da formação do Conselho gestor. Estiveram presentes aproximadamente 60 pessoas da comunidade, dentre eles líderes comunitários, representantes de igrejas, representante do ponto de cultura da região e líderes de associações



22/08 DIA DO FOLCLORE

· Refletindo sobre alguns dos principais objetivos do Casa Brasil que é promover a inclusão social, o desenvolvimento da cidadania, incentivar o hábito pela leitura, arte, música, dança, promover a integração da comunidade, estimulando o lazer, a cultura e o convívio social.
· Elaboramos um projeto para a comemoração do dia do folclore visando que os participantes tivessem o contato com algumas das manifestações da cultura popular e aprendam a valorizá-la.
· No dia 22 de agosto às 14 horas estiveram presentes em nossa unidade duas escolas. A Escola Particular Sorriso dos Anjos e a Escola Estadual Ponte Alta V, com aproximadamente 100 (cem) crianças.

01/09 - REUNIÃO PARA FORMAÇÃO DO CONSELHO GESTOR

· Realizamos nossa segunda reunião para formação do conselho gestor. Foram retomados alguns conceitos trabalhados anteriormente, salientando a importância da participação ativa da comunidade, sendo a Casa Brasil um espaço para o desenvolvimento e exercício da cidadania. Diversos foram os questionamentos , mas o foco central foi:

Como a população irá participar do Casa Brasil? Como vai ocupar seu espaço? Será que vai poder participar de alguma decisão sobre sua utilização?

· Após reafirmar e discutir os conceitos, iniciamos uma assembléia para a votação e formação do Conselho.
· Contamos com aproximadamente 50 pessoas, sendo 32 maiores de 16 anos e o restante crianças. (apenas os maiores de 16 votaram).Foram eleitas 6 pessoas da comunidade ( Paulinho (Monitor de Capoeira), Alessandro (Ong Manancial), Caize e Talmo (Voluntários da Casa Brasil),Rita e Raimundo (Líderes comunitários) e 4 ficaram como suplentes (Ana, Clóvis, Cristiano e Wagner), representando o Governo Federal Elaine (Coordenadora da unidade), representando a Prefeitura de Guarulhos Kátia (coordenadora) e representando os funcionários e bolsista da Casa, Márcia.


04/09 SEMANA DA PÁTRIA

Guarulhos iniciou a Semana da Pátria com uma solenidade cívico-militar no Paço Municipal. A Semana da Pátria deste ano prestou homenagens a um dos maiores educadores do país: o mestre Paulo Freire, com o tema Educação, Transformação Social e Dignidade Humana.
Nós da Casa Brasil participamos juntamente com o Centro Municipal Pascoal Leme, Escolas Municipais e Estaduais da região, além das associações do bairro. Na caminhada estiveram presentes aproximadamente 600 pessoas, nem o calor e sol fizeram que deixássemos de prestigiar este evento






05/09
Tivemos a honra de receber juntamente com o Sr. Yoshida (Técnico de Instrução continuada) representantes da "futura" unidade de M' Boi Mirim. Apresentamos os espaços e dialogamos acerca das experiências que estamos adquirindo. Acredito que é de extrema importância este intercâmbio entre as casas, pois é através dele que podemos ter novas idéias e trocar aprendizagens....




15/09 EVENTO GOSPEL
Nesta data aconteceu um evento de música gospel organizado pela Ong Manancial , tendo como objetivo proporcionar o lazer a cultura para comunidade local, além de proporcionar as crianças atividades lúdicas e praticar a solidariedade através da doação de alimentos na troca dos ingressos.Houve a participação de aproximadamente 200 pessoas.




16/09 - PROJETO MENINOS E MENINAS DO PONTE ALTA II
No intuito de divulgar a unidade e proporcionar um espaço diferenciado para comunidade, recebemos a visita de 62 crianças do Projeto Meninos do Ponte Alta II. As crianças conheceram o espaço e desenvolvemos atividades nos módulos: Telecentro: Acesso Livre; Laboratório de Ciências: Tema - "Soltando a Imaginação" ( utilizaram massa de modelar e pintura a dedo); Sala de Leitura: Apresentação de Livros e no Auditório: Exibição de Filme.




29/09 OFICINA DE COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA








12/10 - COMEMORAÇÃO DO DIA DAS CRIANÇAS







20/10 - 1ª ENTREGA DE CERTIFICADOS CASA BRASIL


Nesta data se formaram 11 turmas do curso informática da Casa Brasil, sendo 5 turmas de informática kids para crianças de 8 a 13 anos e 6 turmas de informática básica para jovens e adultos acima de 14 anos.
Foram 3 meses de curso, com carga horária de 60 horas / aulas o curso básico e 20 horas / aulas o curso kids. Ao longo dos 3 meses os alunos puderam ter contato com o software livre, ter acesso ao mundo da Internet e as outras ferramentas de trabalho Na formatura estavam presentes aproximadamente 40 pessoas entre pais e alunos.





27/10 - FESTIVAL DE CAPOEIRA
· A Casa Brasil sendo um espaço um espaço comunitário de acesso universal, permiti que cada comunidade expresse e caracterize a unidade de acordo com o seu próprio perfil, e no intuito de valorizar, disseminar e promover a cultura local promovemos juntamente com as academias da região um festival de capoeira, que objetivou não apenas reforçar as questões culturais , mas também incentivar a prática esportiva.Neste evento houve a apresentação cultural do Maculelê e a peça teatral “BREVE HISTÓRIA DA CAPOEIRA”.











27/10 a 20/11 HOMENAGEM A CULTURA AFRO
Casa Brasil recebeu na penúltima semana de outubro a exposição “História e Culturas da África e sua Diáspora Brasileira”, a produção foi elaborada pelo Instituto de Estudos Monteiro Lobato, sendo os autores; Kabenge Munanga (Profº Dr da Faculdade de Antropologia da USP), Clóvis Moura (Sociólogo) e Rubens Maltos (Idealizador do projeto e coordenação geral).






01/11 - FESTA DE HALLOWEEN , APROVEITNADO MATERIAIS RECICLAVEIS....











21/11 A 24/11 - SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
· Após a comemoração do dia da consciência negra (20 de novembro) iniciamos nossa semana de reflexões e debates sobre a temática. No dia 21 de novembro esteve presente em nossa casa o palestrante Elton que discutiu sobre o início da escravidão na cidade de Guarulhos, que aconteceu no bairro Ponte Alta e suas adjacências, local em que fica localizada a Casa Brasil. Também foram discutidos os motivos da escravidão, no caso a busca por ouro, e suas conseqüências, como o culto às religiões afro-descentes.
· Nos dias 22 e houve uma mostras de filmes e discussões. ( Olhos Azuis , Vista Minha Pele, Tempos de Violência e Kiriku e a feiticeira).
· No dia 24 o grupo de capoeira Arte Negra apresentou “Maculelê. E as 16 horas demos inicio início a um Sarau Literário Temático “Consciência Negra”, com apresentação do grupo das oficinas de técnica vocal e violão que acontecem na Casa Brasil. Além da leitura e poesias de poetas negros, que estavam disponíveis para todos. O palco foi livre para a comunidade se expressar ,soltar as emoções, imaginação, voz... Podemos perceber que é no processo da ação-reflexão que construímos o conhecimento, possibilitamos romper esteriótipos, “quebramos” preconceitos, pré-conceitos, é possível valorizar e ampliar o conhecimento de nossa cultura, além de fazer amigos, conhecer novas pessoas, novas idéias, maneiras diferentes de viver, pensar e agir, e crescer com essa experiência.







***TODAS AS INFORMAÇÕES ACIMA CITADAS ESTÃO EM NOSSO ANTIGO BLOG COM MAIORES DETALHES É SÓ ACESSAR http://casabrasilguarulhos.blog.terra.com.br/ ***
GRATA










Nenhum comentário: