5 de abr. de 2008

Laboratorio de ciencias e a semana da mulher







Projeto Tarsila do Amaral



Em homenagem a semana da mulher, escolhemos para nossas atividades obras de uma grande artista brasileira, Tarsila do Amaral!

A cada obra trabalhada discutíamos a importância dos trabalhos de Tarsila para o Brasil, e de como ela enfrentou os preconceitos de ser uma artista em um momento em que as mulheres não exerciam este tipo de papel.

Falamos também de como Tarsila conseguiu em suas obras passar toda a essência dos lugares e povo brasileiro.

Analisamos diversas de suas obras e realizamos releituras de algumas delas.

A partir da obra “Morro das Favelas”, foi proposta uma colagem utilizando papéis color set e dobraduras para fazer a reprodução desta.

Ao analisar o quadro “A Lua” foi proposto uma reprodução deste utilizando tinta a dedo. Cada um do grupo fez sua própria reprodução utilizando as tintas oferecidas e realizando misturas de diversas cores.

Foi realizada com o grupo também uma releitura do “Abaporu”, onde depois de discutir a obra foi proposta a elaboração de um mosaico utilizando como base a obra. Este trabalho levou um pouco mais de tempo que o anterior , mas despertou um grande interesse no grupo.
Na semana da mulher escolhemos o quadro “A Negra” para representar a mulher brasileira, falamos sobre a importância deste quadro e sobre a valorização da mulher negra presente nele.
Como fechamento da semana, realizamos uma exposição com os trabalhos produzidos.

Grandes artistas homenageiam as mulheres


No dia 7 de março conversamos sobre vários quadros que retratam a mulher e os artistas que os fizeram, dentre eles “Rosa e Azul” de Renoir, “Jaqueline” e “Mulheres Chorosas” de Picasso e” Moças no Jardim” de Monet.

Cada criança escolheu a obra de um artista para reproduzir e todas as reproduções foram expostas no laboratório.
.

Nenhum comentário: