20 de out. de 2008

ACONTECEU NO LAB. DE CIENCIAS....

Elaborado por: Laboratório de Ciências...
Profª Nívea e Tarcísio

Projeto: Bem vindos à era Jurássica


Como atividade de estimulação de curiosidade a respeito do tema foi apresentado ao grupo um ovo de brinquedo que em contato com a água se “transformaria” em um animal.
Junto com os alunos, questionamos que tipos de animais poderiam surgir de um ovo, estes chegaram ao levantamento dos répteis e aves.


Sendo assim, separamos e deixamos a disposição do grupo livros diversos contendo informações sobre variadas espécies de repteis (inclusive dinossauros) e aves para que eles escolhessem um e dessem um palpite sobre que animal surgiria do ovo já então colocado na água.


A lista foi fixada na sala e foram sugeridos vários nomes de animais, mas nenhum deles citou um dinossauro, que foi o animal que realmente surgiu, neste caso, um triceratopos.


Começamos a partir daí a trabalhar as espécies de dinossauros que já existiram em nosso planeta, conversamos sobre a explicação cientifica para a presença dos mesmos no planeta Terra, enfatizamos que diferente do que se passa em diversos filmes ou histórias contadas o ser humano não conviveu em nenhum momento com este tipo de animais.


Para apresentar cada espécie utilizamos dinossauros de brinquedo que aumentavam de tamanho quando inseridos em água, o que despertou grande interesse no grupo.
Depois de visualizar o brinquedo, líamos nos livros que tínhamos a nossa disposição informações sobre tal animal como do que se alimentavam seu tamanho, peso, etc.
Em grupos os alunos registravam a ficha dos animais e ilustravam o mesmo.
Tais trabalhos foram fixados em um painel.





Para que o grupo pudesse visualizar mais espécies de dinossauros, entendessem melhor como era o ambiente habitado por eles e as relações existentes dentro deste contexto, passamos o filme “Dinossauro” que retrata tais aspectos.
Dominando agora mais informações sobre o tema, foi proposto ao grupo à montagem de uma maquete onde os dinossauros foram confeccionados pelos alunos com massa de modelar, rolo de papel higiênico e colagem.






O ambiente foi montado também pelos alunos em uma placa de isopor utilizando papeis variados e materiais recicláveis como caixas, rolos de papel higiênico, embalagens vazias, etc.





Finalizando o trabalho, assistimos “Em busca do vale encantado” que além de tratar do momento onde os dinossauros começam a sofrer com as alterações do ambiente de valores como cooperação e respeito.


Após o filme focamos a discussão de que os dinossauros foram extintos por uma série de fatores naturais, que foi provocado pela queda de um asteróide no planeta Terra, porém os seres humanos começam hoje a perceber várias alterações na natureza que podem nos levar a extinção, mas diferentemente dos dinossauros, a responsabilidade de tais problemas é nossa.


Cabe ao ser humano perceber que deve mudar suas atitudes para que o planeta continue sendo um lugar propicio a vida humana, (preservando nosso meio ambiente, diminuindo o consumo desenfreado, etc.) antes que provoquemos nossa própria extinção.


Quer ver mais fotos deste trabalho....
Acesse nosso album de fotos do Picasaweb.....

http://picasaweb.google.com/casabrasilguarulhos/LABCIENCIASPROJETODINOSSAURO#

LAB CIENCIAS- PROJETO DINOSSAURO...

Nenhum comentário: