31 de jan de 2008

OFICINA DE MÁSCARAS 31/01

A Oficina de máscaras para o carnaval foi um sucesso, não só as crianças se divertiram, mas os funcionarios, voluntários foi uma esxperiencia muito boa!!!!!!!!








Mais fotinhos da oficina é só acessar:

REINÍCIO DAS ATIVIDADES CASA BRASIL


A unidade de Guarulhos reabriu as portas para a comunidade no dia 23 de janeiro. Além de retornar com as atividades de acesso livre, curso de informática, empréstimos e visitação a sala de leitura, organizamos uma atividade voltada para a comemoração do Dia das Histórias em Quadrinhos (30 de Janeiro). Oferecemos mostra temática de filmes, de 25/01 a 27/01, com títulos de audiovisual que nasceram de histórias em quadrinhos, como Homem- Aranha e Sin City. A comunidade também participou da Oficina de Aprendizagem e Técnicas para Quadrinhos, no dia 26/01, na qual contamos com a colaboração do voluntário Thiago Gabriel Monteiro.


Através da Oficina de Quadrinhos pudemos estimular a criatividade, arte e expressão dos participantes com a mistura de técnicas de desenho e imaginação. As crianças, como sempre, demonstraram grande interesse pelas atividades lúdicas e com a introdução das técnicas de desenho para aperfeiçoamento pessoal. Estiveram presentes aproximadamente 15 pessoas.


Para a semana do carnaval será realizada a Oficina de Máscaras e Samba Enredo com o tema de Não Violência, tendo como objetivo discutir a temática além de proporcionar diversão, reflexão, valorização da cultura nacional e entretenimento. Fechamos a semana na sexta-feira dia 01/02 com o baile de carnaval das 15 às 17 h, em qual faremos, através da música, uma viagem pela história do carnaval de diferentes regiões do Brasil, com samba, frevo, marchinhas, axé.





MAIS FOTINHAS?

ACESSE:

http://picasaweb.google.com.br/casabrasilguarulhos/OFICINAQUADRINHOS2601




28 de jan de 2008

ESTATISTICAS 2007 ATENDIMENTO CB

(Acompanhe na integra em: http://picasaweb.google.com.br/casabrasilguarulhos/Estatisticas )


O ANO DE 2007 FOI MARAVILHOSO PARA NÓS DO CB NO PERÍODO DE MARÇO A DEZEMBRO DE 2.007 FORAM MAIS DE 40.000 PESSOAS ATENDIDAS NESTE ESPAÇO, ONDE PUDERAM TER ACESSO AS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO, CULTURA, LAZER, TECNOLOGIA DENTRE OUTROS...




SÓ TEMOS A AGRADECER A COMUNIDADE QUE A CADA DIA SE APROPRIA AINDA MAIS DESTE ESPAÇO E A TODOS OS PARCEIROS QUE CONTRIBUIRAM PARA TAL SUCESSO....




A EQUIPE DO CASA BRASIL SÓ TEM A AGRADECER PELO ANO DE SUCESSO E CONQUISTAS..NOSSO MUITO OBRIGADA E ESPERAMOS QUE ESTE ANO DE 2008 SEJA AINDA MELHOR.


FELIZ 2008



Após o recesso de 22/12 a 08/10 , e o mês de planejamento, a Casa Brasil Guarulhos abre suas portas para comunidade a partir de 24/01, Venham ver nossa nova programação, acompanhem as oficinas, inscrições para nossos novos cursos...
ENTREM A CASA É SUA, MINHA, NOSSA....

AÇÃO SOLIDÁRIA

07/12 PASSEIO AO ZOO



Ao final do curso mundo animal do laboratório de ciências levamos as crianças para conhecer de perto esse tal "MUNDO ANIMAL" foram aproximadamente 40 crianças que brincaram se divertiram neste passeio.




ACOMPANHE NOSSO PASSEIO ATRAVÉS DAS FOTOS... ACESSE O LINK......E CONFIRA!!!!!

23 de jan de 2008

ATIVIDADES 2007

14/07 OFICINA DE PIPAS

· Atividade que teve como objetivo estimular, desenvolver a criatividade, cooperativismo e é claro discutir sobre os cuidados que devemos ter ao empinar pipas. Atendemos por volta de 120 crianças, onde puderam ao fim da oficina levar sua produção embora.




26/ A 28/07 - INSCRIÇÕES PARA OS DIVERSOS CURSOS DA UNIDADE


04/08 - 1ª REUNIÃO PARA DISCUTIR A FORMAÇÃO DO CONSELHO GESTOR

· Realizamos nosso primeiro encontro com a comunidade para discutir sobre a importância da formação do conselho gestor. Tivemos como objetivo nesta reunião possibilitar a construção de vínculo com a comunidade, apresentar o que é o Projeto Casa Brasil, dialogar sobre a Solidariedade e Cidadania, além de discutir a importância da formação do Conselho gestor. Estiveram presentes aproximadamente 60 pessoas da comunidade, dentre eles líderes comunitários, representantes de igrejas, representante do ponto de cultura da região e líderes de associações



22/08 DIA DO FOLCLORE

· Refletindo sobre alguns dos principais objetivos do Casa Brasil que é promover a inclusão social, o desenvolvimento da cidadania, incentivar o hábito pela leitura, arte, música, dança, promover a integração da comunidade, estimulando o lazer, a cultura e o convívio social.
· Elaboramos um projeto para a comemoração do dia do folclore visando que os participantes tivessem o contato com algumas das manifestações da cultura popular e aprendam a valorizá-la.
· No dia 22 de agosto às 14 horas estiveram presentes em nossa unidade duas escolas. A Escola Particular Sorriso dos Anjos e a Escola Estadual Ponte Alta V, com aproximadamente 100 (cem) crianças.

01/09 - REUNIÃO PARA FORMAÇÃO DO CONSELHO GESTOR

· Realizamos nossa segunda reunião para formação do conselho gestor. Foram retomados alguns conceitos trabalhados anteriormente, salientando a importância da participação ativa da comunidade, sendo a Casa Brasil um espaço para o desenvolvimento e exercício da cidadania. Diversos foram os questionamentos , mas o foco central foi:

Como a população irá participar do Casa Brasil? Como vai ocupar seu espaço? Será que vai poder participar de alguma decisão sobre sua utilização?

· Após reafirmar e discutir os conceitos, iniciamos uma assembléia para a votação e formação do Conselho.
· Contamos com aproximadamente 50 pessoas, sendo 32 maiores de 16 anos e o restante crianças. (apenas os maiores de 16 votaram).Foram eleitas 6 pessoas da comunidade ( Paulinho (Monitor de Capoeira), Alessandro (Ong Manancial), Caize e Talmo (Voluntários da Casa Brasil),Rita e Raimundo (Líderes comunitários) e 4 ficaram como suplentes (Ana, Clóvis, Cristiano e Wagner), representando o Governo Federal Elaine (Coordenadora da unidade), representando a Prefeitura de Guarulhos Kátia (coordenadora) e representando os funcionários e bolsista da Casa, Márcia.


04/09 SEMANA DA PÁTRIA

Guarulhos iniciou a Semana da Pátria com uma solenidade cívico-militar no Paço Municipal. A Semana da Pátria deste ano prestou homenagens a um dos maiores educadores do país: o mestre Paulo Freire, com o tema Educação, Transformação Social e Dignidade Humana.
Nós da Casa Brasil participamos juntamente com o Centro Municipal Pascoal Leme, Escolas Municipais e Estaduais da região, além das associações do bairro. Na caminhada estiveram presentes aproximadamente 600 pessoas, nem o calor e sol fizeram que deixássemos de prestigiar este evento






05/09
Tivemos a honra de receber juntamente com o Sr. Yoshida (Técnico de Instrução continuada) representantes da "futura" unidade de M' Boi Mirim. Apresentamos os espaços e dialogamos acerca das experiências que estamos adquirindo. Acredito que é de extrema importância este intercâmbio entre as casas, pois é através dele que podemos ter novas idéias e trocar aprendizagens....




15/09 EVENTO GOSPEL
Nesta data aconteceu um evento de música gospel organizado pela Ong Manancial , tendo como objetivo proporcionar o lazer a cultura para comunidade local, além de proporcionar as crianças atividades lúdicas e praticar a solidariedade através da doação de alimentos na troca dos ingressos.Houve a participação de aproximadamente 200 pessoas.




16/09 - PROJETO MENINOS E MENINAS DO PONTE ALTA II
No intuito de divulgar a unidade e proporcionar um espaço diferenciado para comunidade, recebemos a visita de 62 crianças do Projeto Meninos do Ponte Alta II. As crianças conheceram o espaço e desenvolvemos atividades nos módulos: Telecentro: Acesso Livre; Laboratório de Ciências: Tema - "Soltando a Imaginação" ( utilizaram massa de modelar e pintura a dedo); Sala de Leitura: Apresentação de Livros e no Auditório: Exibição de Filme.




29/09 OFICINA DE COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA








12/10 - COMEMORAÇÃO DO DIA DAS CRIANÇAS







20/10 - 1ª ENTREGA DE CERTIFICADOS CASA BRASIL


Nesta data se formaram 11 turmas do curso informática da Casa Brasil, sendo 5 turmas de informática kids para crianças de 8 a 13 anos e 6 turmas de informática básica para jovens e adultos acima de 14 anos.
Foram 3 meses de curso, com carga horária de 60 horas / aulas o curso básico e 20 horas / aulas o curso kids. Ao longo dos 3 meses os alunos puderam ter contato com o software livre, ter acesso ao mundo da Internet e as outras ferramentas de trabalho Na formatura estavam presentes aproximadamente 40 pessoas entre pais e alunos.





27/10 - FESTIVAL DE CAPOEIRA
· A Casa Brasil sendo um espaço um espaço comunitário de acesso universal, permiti que cada comunidade expresse e caracterize a unidade de acordo com o seu próprio perfil, e no intuito de valorizar, disseminar e promover a cultura local promovemos juntamente com as academias da região um festival de capoeira, que objetivou não apenas reforçar as questões culturais , mas também incentivar a prática esportiva.Neste evento houve a apresentação cultural do Maculelê e a peça teatral “BREVE HISTÓRIA DA CAPOEIRA”.











27/10 a 20/11 HOMENAGEM A CULTURA AFRO
Casa Brasil recebeu na penúltima semana de outubro a exposição “História e Culturas da África e sua Diáspora Brasileira”, a produção foi elaborada pelo Instituto de Estudos Monteiro Lobato, sendo os autores; Kabenge Munanga (Profº Dr da Faculdade de Antropologia da USP), Clóvis Moura (Sociólogo) e Rubens Maltos (Idealizador do projeto e coordenação geral).






01/11 - FESTA DE HALLOWEEN , APROVEITNADO MATERIAIS RECICLAVEIS....











21/11 A 24/11 - SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
· Após a comemoração do dia da consciência negra (20 de novembro) iniciamos nossa semana de reflexões e debates sobre a temática. No dia 21 de novembro esteve presente em nossa casa o palestrante Elton que discutiu sobre o início da escravidão na cidade de Guarulhos, que aconteceu no bairro Ponte Alta e suas adjacências, local em que fica localizada a Casa Brasil. Também foram discutidos os motivos da escravidão, no caso a busca por ouro, e suas conseqüências, como o culto às religiões afro-descentes.
· Nos dias 22 e houve uma mostras de filmes e discussões. ( Olhos Azuis , Vista Minha Pele, Tempos de Violência e Kiriku e a feiticeira).
· No dia 24 o grupo de capoeira Arte Negra apresentou “Maculelê. E as 16 horas demos inicio início a um Sarau Literário Temático “Consciência Negra”, com apresentação do grupo das oficinas de técnica vocal e violão que acontecem na Casa Brasil. Além da leitura e poesias de poetas negros, que estavam disponíveis para todos. O palco foi livre para a comunidade se expressar ,soltar as emoções, imaginação, voz... Podemos perceber que é no processo da ação-reflexão que construímos o conhecimento, possibilitamos romper esteriótipos, “quebramos” preconceitos, pré-conceitos, é possível valorizar e ampliar o conhecimento de nossa cultura, além de fazer amigos, conhecer novas pessoas, novas idéias, maneiras diferentes de viver, pensar e agir, e crescer com essa experiência.







***TODAS AS INFORMAÇÕES ACIMA CITADAS ESTÃO EM NOSSO ANTIGO BLOG COM MAIORES DETALHES É SÓ ACESSAR http://casabrasilguarulhos.blog.terra.com.br/ ***
GRATA